Fatores que podem fazer com que o negócio dê errado
Durante o processo de venda de uma empresa, por ele ser demorado e complexo, existem diversos obstáculos que podem surgir ao longo do caminho. Entre eles, destacam-se os fatores psicológicos, os atos do destino e a psicologia do vendedor.
Os fatores psicológicos, num geral, estão relacionados com as concepções e expectativas que existem por parte do comprador. Todo comprador, ao decidir por celebrar um negócio, possui uma série de pré-conceitos e ideias sobre o seu funcionamento, o que faz com que ele crie expectativas a seu respeito. Tal fato deve ser sempre levado em consideração, pois muitas vezes, essas expectativas tornam-se altamente irresponsáveis, interferindo diretamente em diversos fatores do negócio, como o seu preço e suas oportunidades futuras. Esse motivo pode fazer com o que o comprador perca confiança no vendedor e desista do negócio, motivo pelo qual não se deve negligenciar esse fator.
Já os atos de destino dizem respeito às questões que podem atrapalhar um acordo. É sempre bom se atentar para o fato de que, em toda e qualquer fase negocial, pode existir problemas. É difícil prever e identificar todas os problemas possíveis. Por isso, deve o comprador sempre contar com a ajuda de uma equipe de qualidade e confiança.
Por fim, temos a psicologia do vendedor. Assim como mencionado anteriormente, os fatores psicológicos possuem uma relevância imensurável. Essa psicologia, formada por meio de concepções, ideias e expectativas pessoais, pode fazer com o que o negócio seja bem-sucedido, ou pode leva-lo ao completo fracasso. Por isso, deve o vendedor contar com a ajuda de um Business Broker, antes de colocar o seu negócio à venda no mercado, levando em conta que os vendedores devem entrar no processo de vendas com expectativas realistas, e devem entender que pode levar, em alguns casos, até um ano para encontrar um comprador.