×

Confira quatro maneiras de garantir que sua empresa funcione sem você!

Quanto mais um negócio tiver autonomia para funcionar sem o proprietário estar envolvido diretamente em sua operação, mais valor a empresa tem para o possuidor e qualquer eventual interessado. Isso acontece, pois, a dependência de uma pessoa faz com o que o risco sobre o negócio aumente de maneira bem considerável.

Sendo assim, esse deve ser um dos principais objetivos dos sócios de uma empresa. E aqui, vamos trazer alguns modos de alcança-lo.

1. Dê aos funcionários participação nos resultados. Seja transparente com seus funcionários sobre os objetivos e resultados financeiros da empresa, e permita que eles façam parte do sucesso financeiro alcançado. Isso resultará em pessoas mais motivadas e dispostas a buscar resultados cada vez melhores, mesmo que você não esteja por perto.

2. Faça-os pensar sozinhos para resolver alguns problemas. Existe uma técnica de gerenciamento que consiste em responder aos questionamentos que sua equipe te trás da seguinte maneira “Se você estivesse no meu lugar, o que faria?”, desse modo, você força seus funcionários a se colocarem na sua posição e os incentiva a criar o hábito de pensar como um administrador. Isso poderá influenciar eles a resolver certos problemas sem ter que passar por você antes.

3. Verifique todo seu processo e analise em quais pontos a empresa precisa mais de você e, em quais pontos você poderá ensinar sua função a um funcionário. Repita esse processo de tempos em tempos, de modo a extinguir as partes que apenas poderão ser realizadas por você.

4. Crie um manual de instruções para seu negócio. Certifique-se de que sua empresa vem com um “manual de instruções” incluído. Tenha um manual bem completo, descrevendo as atividades e os procedimentos operacionais de forma bem clara. Isso garantirá que sua equipe tenha uma espécie de “livro de regras” para seguir mesmo que você não esteja por perto. Isso também auxilia quando ocorre troca de funcionário, visto que, o substituto assumirá de forma correta suas funções de maneira mais rápida.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.