Ainda que sejam incontáveis os motivos que podem levar uma empresa ao fracasso em tempos difíceis, há alguns exemplos mais comuns que levam a esse fracasso.
O primeiro deles é a perda de funcionários e clientes. Todo e qualquer negócio se deparará com uma situação em que perderá uma equipe de gerência, ou clientes importantes para a empresa. Porém, deve-se haver um plano de substituição caso essa situação venha a ocorrer, caso contrário, a empresa estará a um passo de fracassar.
Outra questão é a ausência de competitividade. A empresa deve se blindar contra eventuais surpresas advindas de seus concorrentes. O surgimento de novos produtos por parte de empresas concorrentes pode ocasionar sérios problemas para o seu negócio caso você não tenha se preparado para isso. Sendo assim, deve sempre haver um plano de emergência caso situações assim venham a ocorrer.
Por fim, outro motivo que pode levar seu negócio ao fracasso, é ter problemas de gerência. A gerência assume as “rédeas” da sua empresa, portanto, deve ser organizada e eficiente. Também incluem-se nos problemas de gestão os controles financeiros deficientes, problemas de controle de qualidade, problemas operacionais e o não acompanhamento dos avanços tecnológicos.